Eixo Copacabana em Joinville atinge 80% de conclusão em obras de drenagem e pavimentação

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Intervenção da Prefeitura visa minimizar impactos das chuvas e modernizar infraestrutura urbana em bairro Floresta

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), alcançou um marco significativo nas obras do Eixo Copacabana, atingindo 80% de conclusão nas intervenções de macrodrenagem e pavimentação. Essa transformação abrange um trecho de 3,6 quilômetros, englobando as ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, localizadas no bairro Floresta.


Modernização e Prevenção de Enchentes

O foco principal das obras é aprimorar a infraestrutura de drenagem, sendo que 90% dessa parte já foi concluída. A instalação de uma nova rede de drenagem, com maior capacidade de vazão pluvial, busca reduzir os impactos das chuvas e prevenir eventuais enchentes na região.

O secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá, ressalta a relevância dessas obras: "O Eixo Copacabana é fundamental para Joinville, especialmente em termos de drenagem. É um projeto significativo que demanda tempo, devido às grandes galerias implantadas".


Desafios e Avanços

De acordo com o engenheiro civil Juliano de Sant’ Anna, responsável pela obra, a parte de drenagem representa a fase mais desafiadora, precedendo a pavimentação. Ele explica a importância das atualizações na rede de drenagem para evitar problemas futuros: "Estamos aprimorando o sistema, com tubulações maiores para uma maior capacidade de vazão. A tendência é que não tenhamos mais problemas de drenagem no eixo da Copacabana."

As obras de drenagem e pavimentação seguem o cronograma estabelecido pela Seinfra, mesmo diante dos desafios encontrados durante a execução. "É um trabalho minucioso, pois não temos muitas informações sobre a rede existente, implantada décadas atrás. Estamos substituindo e renovando o sistema para atender às demandas atuais", explica o engenheiro.


Avanços na Pavimentação e Sinalização

Após a conclusão da drenagem, as ruas receberam a primeira camada de capa asfáltica, uma etapa já finalizada. Paralelamente, o Departamento de Trânsito de Joinville está implantando a sinalização viária, com a conclusão da sinalização da rua Sorocaba e trechos da Francisco Alves.

O investimento total da Prefeitura de Joinville nessas obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana é de R$ 10,4 milhões. Para manter a comunidade informada sobre o progresso, a Seinfra realiza reuniões mensais com os moradores da região.

Santa Catarina mantém 40 cidades com abrigos abertos mesmo após trégua das chuvas Anterior

Santa Catarina mantém 40 cidades com abrigos abertos mesmo após trégua das chuvas

Escolas de Joinville recebem impressoras 3D para impulsionar aprendizado tecnológico Próximo

Escolas de Joinville recebem impressoras 3D para impulsionar aprendizado tecnológico

Deixe seu comentário